quarta-feira, 10 de março de 2010

Dia do Bibliotecário




Dia 12 de março é o Dia do Bibliotecário aqui no Brasil. A data foi instituida devido a data de nascimento do bibliotecário, poeta e escritor Manuel Bastos Tigre (1882-1957). Ele é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.
Sua primeira formação era a Engenharia, porém, foi aperfeiçoar seus conhecimentos em Eletricidade nos Estados Unidos e lá conheceu o bibliotecário Mevil Dewey que elaborou o Sistema de Classificação Decimal. E foi com esse encontro que ele decidiu ser bibliotecário. Prestou concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro, conquistando o primeiro lugar. Entre 1945 à 1947 trabalhou na Biblioteca Nacional, e depois trabalhou durante muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil.


Lembro agora do filme "Cidade dos anjos" com a Meg Ryan e Nicholas Cage, em que os anjos depois de cumprirem as suas missões vão para as bibliotecas. E então, o que o diretor do filme quis dizer com isso??? Que nós bibliotecários somos anjos, ou, os anjos são bibliotecários?







Abraço,

Carlinha

Fonte: DIA do bibliotecário. In: WIKIPEDIA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_Bibliotec%C3%A1rio. Acesso em: 10 mar. 2010.

Um comentário:

Unknown disse...

Temos que ser angelicais, amiga, pra suportarmos tanto descaso com a nossa profissão.

Quem sabe, quando pararem de matar o livro, percebam que o que move o mundo é o saber!

Um beijo!