sábado, 2 de fevereiro de 2008

À Amizade !



Pois é !!! É carnaval ! Pra quem gosta, ótimo ! E pra quem não gosta como eu, temos um feriado pra descansar! Como ainda não tenho tv a cabo, a programação da tv aberta só fala nessa festa, e nós que não gostamos de carnaval ficamos sem muitas opções. Mas sempre há uma boa alma que lembra deste contingente que despreza o carnaval !
Ontem pelo SBT assisti mais uma vez a um filme do qual AMO muito ! É um filme muito sensível, bonito e que fala de um dos amores mais puros que podemos experimentar que é a amizade.
Falo do lindo filme "Um sonho de liberdade". Magistralmente interpretado por Tim Robins e Morgan Freeman (um ator por EXCELÊNCIA!) esse filme trata da amizade de dois prisioneiros, sendo um branco, bem estabilizado na vida e preso injustamente e o outro, negro, irlandês e no decorrer do filme diz que cometeu um crime. Mas nada disso é enfatizado na amizade deles. Apenas as suas formas de ver o mundo, de perceber aquele mundo deles e o que está lá fora dos muros é que os tornaram grandes amigos. O que é enfatizado neste filme são os sentimentos. Um deles é a confiança ! A confiança é algo muito forte entre os personagens, com cenas que nos emocionam.
Os outros sentimentos são a perseverança, a ousadia e a coragem. Se temos algum ideal, temos de ser perseverantes, e muitas vezes, a perseverança tem de vir acompanhada pela ousadia e coragem.
A primeira vez que assisti a este filme foi no cinema, e lembro que fiquei emocionada ao sair do cinema, pois ele mexeu muito comigo. É uma adaptação de um conto de Stephen King. Sim, ele mesmo, o mestre do terror. Mas só que em alguns momentos ele sabe escrever como ninguém histórias líricas de amizade, e várias delas tornaram-se filmes como: "Conta comigo", "Um sonho de liberdade", "À espera de um milagre",e, "Lembranças de um verão".
O que chama a atenção é que "Um sonho de liberdade" e "À espera de um milagre" tem como pano de fundo uma prisão e os seus prisioneiros. Filmes assim me remetem ao livro de Michel Foucault, "Vigiar e punir", que trata sobre a institucionalização da vigilância e quem desobedecer as regras é devidamente punido, tudo isso no micropoder que estão nas prisões, hospitais, escolas, fábricas e quartéis. Todos eles, indiferentemente, possuem o mesmo mecanismo de vigilância, de ordem de hierarquias,e, de regras.
E fazendo um link, e até posso estar enganada, mas na amizade não há vigilância ou regras determinadas. Claro, que não devo invadir a privacidade de um amigo ou amiga, mas são coisas que o bom senso e o senso crítico que temos que deve prevalecer, e é isso que faz uma amizade durar. Mas não é somente isso o ingrediente para a duração de uma amizade. Tem a confiança também ! Mas tem mais coisas, muito mais ...
Por falar em amizade, ontem morreu o empresário e artista Beto Carrero. Admirava a trajetória dele, e até mesmo nas entrevista que dele, percebia o quanto simpático, sincero e amigo ele era. E ontem vi que ele foi um grande amigo !!!!
Já perdi uma grande amiga e até hoje não acredito nisso. Prefiro pensar que ela foi viajar pela América Latina, que era um dos seus sonhos !
Que Deus os tenha !
E pra nós que estamos no mundo sensível, aqui no plano terrestre, ficamos curtindo o carnaval (pra quem gosta!), ou curtindo o feriado ! E cultivando também as nossas amizades !
Bj, Carla.

2 comentários:

Anônimo disse...

Genial o teu texto, Carla!! Também Genial o teu Blog!!

Adorei este texto sobre a Amizade, o qual assino embaixo com tudo o que escreveste!!

O Blog tá muito legal e acredito que vai continuar assim!! Parabéns!! Parabéns!!! Muito bom!!

À propósito, me dá um autógrafo?! rsrs

Vladimir, teu amigo de sempre!!!

Faby disse...

E ai Carlinha!!!!
Nossa, amei o que vc escreveu...
E quanto ao filme... nossa é uma história linda e emocionante...
Falaste que vc saiu do cinema emocionada...
Sabe este foi o primeiro filme que eu assiti quando meus pais compraram o Video Cassete... nossa adorei ele e já o reassisti diversas vezes.. ele é muito tocante, capaz de nos fazer refletir e repensar nossos conceitos...
Beijão guria..
Parabéns pelo teu blog...
Oha o meu lá no meu space...
Bjus
Faby